Escolha uma Página
(Last Updated On: 27/06/2018)

Como hospedar sua aplicação Asp.Net Core MVC (inclusive 2.0) fora do Azure

por | set 1, 2017 | Desenvolvimento de Aplicações, Dicas, Tutorial | 21 Comentários

Por menos de U$3/mês você pode ter sua aplicação ASP.NET Core MVC 2.0 rodando num provedor realmente especializado em ASP.NET, com direito a e-mail, banco de dados MS SQL e um infinidade de recursos.

Usando Visual Studio 2017 versão comunitária (grátis) você consegue instalar sua aplicação ASP.NET Core 2.0 MVC 6  num provedor especializado e com alta velocidade – e com um custo muito baixo. Esqueça Godaddy, LOCAWEB, e mesmo Azure (que acaba custando uma tinta quanto mais você usa).

Depois de muito pesquisar e apanhar, acabei descobrindo o provedor SmarterASP.NET..Em menos de uma hora, estava com minha aplicação Core 2.0 rodando. Aqui vai um passo a passo com dicas importantes. Detalhe importante: se você duvidar, pode ter 60 dias de uso grátis!!! Ou seja, você pode comprovar tudo o que estou falando aqui sem gastar um único centavo. Se escolher um plano pago você pode usar qualquer cartão de crédito (ou pagar com PAY-PAL). Se não gostar eles devolvem seu dinheiro.

Passo 1 – Incrição

Vá em SmarterASP.NET. NÃO se preocupe, este é o único formulário em inglês. Todo seu painel pode ser usado em português.

Escolha o plano 60 dias grátis, se não quiser pagar nada agora, Em segundos você recebe um e-mail de confirmação, podendo já acessar e publicar sua aplicação CORE MVC.

A primeira grata surpresa: você ganha um domínio prontinho, seu, para testar sua aplicação na WEB (depois você aponta um domínio seu, não se preocupe agora).

Passo 2 – Acesso

Clique no link recebido por e-mail enviado pela SmarterASP.NET. . Você já pode acessar seu painel. Escilha Português se não quiser inglês. Ao acessar, se o sistema perguntar onde quer seu servidor (USA ou Europa), defina onde quer. Eu defini USA e roda rapisíssimo, fiquei impressionado! Você vai ter de cara um domínio tipo seunomedeusuario-001-site1.htempurl.com


Passo 3 – Pegue os dados de Deploy para seu Visual Studio

Você não vai precisar usar FTP. Vai subir sua aplicação via Visual Studio e comprovar que é rapidíssimo comparada a qualquer subida via FTP. Clique em Sites e depois em Mostrar Informações Web Deploy. Não se preocupe em copiar nada.dados para visual studio

Clicando e Mostrar informações abre um painel abaixo:

Deixe VS Estado como ON (verde). Clique no botão “Se quiser publicar configuração”. Os lugares que risquei em amarelo vao ter seu nome de usuário.

Salve em seu disco local o arquivo Site1. Este é um arquivo com extensão .PubblishSettings, próprio para o Visual Studio. Seu conteúdo é este:

Passo 4 – Abra sua aplicação no Visual Studio e instale o arquivo para PublishSettings

Clique no Solution Explorer do Visual Studio, no lado direito, no nome do seu projeto (com o botão direito). Escolha a opção Publishing.

PUBLISH


Clique em Create new profile:

create new profile


Clique em Import Profile e dê OK

import profile


Escolha o Arquivo Site1 que foi gravado no seu disco local:

arquivo site1

Clique no botão Publish. O Visual Studio iniciará a subida da sua aplicação, que você notará que é bem rápida.

publish

Uma dica importante: na primeira vez, ANTES de clicar no botão PUBLISH NO VISUAL STUDIO, CLIQUE EM settings, que fica no lado direito do painel de publicação (as vez fica meio escondido na tela). Clique em VALIDAR CONEXÃO (validate connection). Se o sistema reclamar alguma coisa de certificado, diz que sim, que aceita o certificado e pronto. Clique em SALVAR (save) e agora sim, pode publicar.

As vezes o Visual Studio “esquece” que você já fez isso e começa a dar erro na publicação do site. É só repetir a operação acima e tudo volta ao normal. A partir da segunda vez que você publica a atualização é rapidíssima! É a vantagem desse provedor permitir WEB DEPLOY, que só atualiza os arquivos que efetivamente mudaram… Se for fazer pelo FTP do Visual Studio, que é burrinho, pode sair e voltar um bom tempo depois (pois ele sobe todos os arquivos de novo, sempre). É melhor – neste caso, publicar num diretório e subir com o Filezilla, parametrizando-o para só enviar arquivos com novas datas. Mas certamente você vai esquecer que existe FTP usando o WEBDEPLOY…

Outras vantagens:

Você pode criar um número ilimitado de bancos de dados, inclusive SQL. Não paga nada a mais por isso. Para as minhas aplicações isso é muito bom. O desempenho dos servidores é ótimo.

Se tiver algum problema:

  • O provedor tem uma base de conhecimento com uma série de bons artigos explicativos, agrupados por tópicos. Tem tudo ali que em geral os clientes podem ter dúvidas;
  • Escreva para o suporte. Testei e me responderam rapidinho (nem acreditei, estou acostumado com o padrão 24 horas da Locaweb). O suporte é mesmo 24 x 7! Basta abrir um tíquete de suporte na Central de Ajuda.

Obrigado pela sua leitura. Continue visitando este blog e compartilhe artigos em sua rede de relacionamento. Por favor, se quiser, registre sugestões e comentários ao final da página.

Você quer ter uma franquia de hospedagem com tudo para marketing digital e faturamento recorrente?

franquia builderall business