Escolha uma Página

Última Atualização

(Last Updated On: 13/10/2019)

 Antigamente, ao definir um projeto novo em core MVC, você tinha que definir se o projeto teria ou não identificação/autorização. A partir do core 2.1 isso não é mais necessário. Você pode definir isso depois. Melhor ainda: você pode criar um projeto novo com o Syncfusion, com todos componentes que deseja usar –  e depois acrescentar Autenticação e Identidade da Microsoft

Passo 1: Instale o Gerenciador (Painel de Controle) da Syncfusion

Ao instalar, escolha ao menos a opção Syncfusion ASP.NET Core versão JS 2. Importante: pegue sua licença comunitária na Syncfusion antes… Ela serve para todos seus projetos.

Passo 2: Instale as extensões “Syncfusion Visual Studio extension”.

Você pode definir se quer as extensões para o Visual Studio 2017, 2019 ou ambas. Notar que na verdão 2017 as opções do Syncfusion estarão na barra superior, primeiro nível. Já no 2019. procure em Extesões -> Syncfusion. Veja aqui como fazer.

Passo 3: Gere sua aplicação inicial

Duas opções para gerar:

  1.  A partir do Visual Studio: procure o template CORE MVC com a marca da SYNCFUSION (deve ser o último da lista) e gere a aplicação.
  2. A partir do Painel de Controle da Syncfusion. Neste caso, você pode pré-selecionar todos os componentes que pretende usar em seus projetos.

Nos dois casos você pode escolher se quer arquivos auxiliares locais ou em CDN (eu escolhi CDN) e o tipo de tema que vai querer usar (eu escolhi Bootstrap).

Uma vez que você criou o projeto, rode em debug para ver se está OK na máquina local.

Passo 4: Instale a Identidade/Autorização da Microsoft

  • Clique (com o botão da direita) no nome de seu  projeto no Solution Explorer do Visual Studio. Você deverá rodar o Identity Scafolder;  Add > New Scaffolded Item.
  • No painel esquerdo do diálogo Add Scafold,  selecione  Identity > ADD;
  • No Add Identity, selecione as opções que você vai querer usar (tipo págias de deleção, de troca de senha, de confirmação de e-mail, etc – além da página de login);
    • Selecione a página de layout que você já possui (_layout.cshtm, normalmente em Views/Shared). Do contrário, seu arquivo de layout será escrito com códigos incorretos. Por exemplo , escolha ~/Pages/Shared/_Layout.cshtml  se você tiver páginas Razor. Ou <~/Views/Shared/_Layout.cshtml para projetos MVC (seu caso deve ser este)
    • Selecione o botá + para criar uma Classe de Contexto de Dados (Data context class) . O sistema vai sugerir um, use esse. Se não sugerir, defina um,
  • Selecione ADD.

Passo 5: Acertando o arquivo de Layout (_layout.cshtm)

Para poder “ver” os dados de login assim que rodar a aplicação, é fundamental adicionar no seu arquivo  Views/Shared/_Layout.cshtml o login parcial ( (_loginPartial). Para isso terá que inserir <partial name=“_LoginPartial” />. Como a aplicação usa cookies, também terá de inserir <partial name=”_CookieConsentPartial” />. Veja no arquido de exemplo abaixo onde  deve inserir esses comandos. No SEU próprio arquivo, nã mude MAIS NADA a não ser incluir essas duas linha. Veja um exemplo abaixo (não copie todas as linhas para o seu arquivo  Views/Shared/_Layout.cshtml.

Você tem muitas outras opções de incluir ou alterar a identidade. Basta conferir no artigo “Scaffold Identity in ASP.NET Core projects” da Microsoft.

Passo 6 – Preparando o banco de dados

Muito provavelmente sua aplicação vai rodar em um servidor externo MYSQL ou MSSQL.

Crie o database em vazio (sem tabelas ainda) e pegue a definição da string de conexão. Exemplo:

“Data Source=EndereçoDoServidor;Initial Catalog=NomeDOBancoDeDados;User Id=NomeDoUsuario;Password=SenhaDoUsuario;”

No arquivo appsetings,json TROQUE a string de conexão gerada na criação do seu aplicativo pela sua string de conexão.

Passo 7 – Fazendo o Scafolding acertar seu banco de dados, criando as tabelas para identificação e autorização

A identidade é essencialmente configurada em Areas/Identity/IdentityHostingStartup.cs. Para mais informações, consulte IHostingStartup.

As tabelas do banco de dados para Identidade e Autorização requerem o uso do Entity Framework Core Migrations. Será necessário fazer uma migração e autulizar o banco de dados. Isso pode ser feito em Tools->NudgePackageManager->PacketManagerConsole (usuamente chamada de PMC). Rode os seguintes comando:

 

O parâmetro “CreateIdentitySchema” psrs o comando Add-Migration descreve no nome da migração. Ele é opcional, mas é sempre últil dar um nome para você lembrar depois o que essa migração fez (criou nova tabela, modificou uma tabela, acrescentou um campo, eliminou um campo, etc.

No arquivo startup.cs é fundamental ter certeza que estão as seguintes linhas de configuração da aplicação:

app.UseStaticFiles();

app.UseAuthentication();

A segunda linha é fundamental. Veja abaixo onde encaixar essas 2 linhas:

Agora você pode rodar sua aplicação localmente e fazer os ajustes que quiser. Os 2 artigos da referência dão muitas dicas, inclusive para implementar o serviço de e-mail e alterar páginas Razor.